segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

CAMPANHA 2017 POESIA À MESA

CAMPANHA 2017 POESIA À MESA

José Fanha e Paulo Condessa assumem, em 2017, o comissariado da Campanha Poesia à Mesa.



ESPETÁCULO DE ABERTURA "POESIA HOMÓNIMA POR JÚLIO RESENDE E JÚLIO MACHADO VAZ"
18 MARÇO :: 21H30 :: CASA DA CRIATIVIDADE
Júlio Machado Vaz disse a Júlio Resende que ele devia compor música para a poesia do seu amor literário, Eugénio de Andrade.
Júlio Resende disse a Júlio Machado Vaz que só juntava Música e Poesia se fosse o próprio psiquiatra a dizer essa poesia.
O sexólogo, não temendo tabus, aceitou.
E depois de ensaios e desconcertos fez-se um disco. E do disco fez-se um concerto. Chama-se "Poesia Homónima por Júlio Resende e Júlio Machado Vaz" e versa sobre poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares.
Um (des)Concerto que explora dois olhares distintos sobre a Poesia, o do pianista e o do psiquiatra, ambos inspirados pela linguagem universal da música.




LANÇAMENTO DO LIVRO "AMOR COM AMOR SE MATA" DE RITA PINHO MATOS
21 MARÇO :: 21H30 :: PAÇOS DA CULTURA - ENTRADA GRATUITA
Depois de “Ruivo-Tomate” e de uma incursão pela prosa com “Ponto Zero” (que assina como Rita Inzaghi), Rita Pinho Matos lança, em S. João da Madeira, “Amor com Amor se Mata”, editado pela Estratégias Criativas, e que conta com as ilustrações das jovens Cinara Saiónára e Cristina Nunes e da consagrada pintora Anabela Mendes da Silva.

Rita Pinho Matos nasceu em 1986. Em criança queria ser jornalista, atriz, árbitro de futebol e presidente do Futebol Clube do Porto, mas só perseguiu o primeiro dos sonhos. Começou a carreira na TVI, onde foi correspondente entre 2008 e 2012. Experimentou o Marketing e o ensino. No entanto é como “contadora de estórias” que gosta de se dar a conhecer.


PEREGRINAÇÃO POÉTICA COM PAULO PIRES
24 DE MARÇO :: 22H (SAÍDA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL)
Assumindo-se como um dos maiores momentos de construção comunitária, a Peregrinação Poética terá como convidados especiais o ator Paulo Pires, os poetas homenageados Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e Olinda Beja e os comissários Paulo Condessa e José Fanha.
A coordenação fica a cargo de Paulo Condessa.
A animação de rua é da responsabilidade do grupo Anima Dixie.


SERÃO POÉTICO COM ALEXANDRE DE SOUSA E LUÍS GUERREIRO
25 DE MARÇO :: 22H :: PAÇOS DA CULTURA
Num serão informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, a música e a poesia ganham forma pelas mãos e voz de grandes figuras do panorama cultural nacional.
A noite mais aguardada da Poesia à Mesa reúne este ano, no mesmo palco, a inconfundível voz do ator Alexandre de Sousa e a excêntrica guitarra portuguesa do músico Luís Guerreiro acompanhado à viola por Luís Fontes.



Sem comentários: