quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MUSICATOS 2014 - PAÇOS DA CULTURA

Musicatos 2014, com Oksana Kurtash, num recital de violino acompanhada ao piano por Natalia Riabova.
  



Nascida a 13 de Julho de 1991 na Ucrânia, Oksana Kurtash é uma jovem Sanjoanense que tem singrado desde muito cedo.

Começou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na escola de música Volodymyr Ivassyuk (Ucrânia). Desde então que participou em vários concursos a nível nacional tendo ganho vários prémios. Em 2005 concluiu o curso de violino dessa mesma escola com a mais alta classificação em violino, piano, formação musical e história da música. Nesse mesmo ano veio para Portugal continuando os seus estudos musicais na Academia de Música de São João da Madeira na classe de violino do professor Richard Tomes, e ainda para escola secundária Dr. Serafim Leite, escola onde concluiu o 12º ano em ensino articulado. Em 2006 e 2007 participou no concurso Santa Cecília (Porto) tendo ganho 2º prémio em ambos. Ainda em 2007 participou no concurso Paços Premium, tendo ganho 3º prémio.  No ano lectivo 2006/2007 foi solista da Orquestra de Câmara da Academia de Música de São João da Madeira.
                                          
Em Novembro de 2008 passou para Academia de Música de Paços de Brandão, continuando os seus estudos musicais na classe de violino do professor Augusto Trindade.
                                          
Em 2010 concluiu o 8º grau de violino e continuou os seus estudos de violino na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco na classe de violino dos professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade. Em Novembro de 2012 foi selecionada para fazer parte da Orquestra Mundial. Em Junho de 2013 concluiu a licenciatura em performance de violino na mesma escola, e ingressou para o 1º ano de mestrado em ensino de música no mesmo local.
                                          
Durante o seu percurso realizou masterclasses com David Loyd, Augusto Trindade e Zofia Wóycicka. Para além disso trabalhou com maestros como Rui Massena, Josep Vincent, Pedro Carneiro,  Mauruccio Dini Diacci, Pedro Neves, Luís Carvalho, Rui Pinheiro, entre outros. Foi convidada para tocar em várias orquestras, entre elas a orquestra formada para a 2ª edição do Concerto de Natal da RTP1 dirigida pelo Rui Massena.

Em 2008 abraçou projecto Roxxy M, que continua até hoje. Tendo sido uma ideia do Paulo Moisés Soares, o projeto foi criado pela dupla Moisés/Oksana. Neste momento conta com atuações em Portugal, Suíça, Luxemburgo, Inglaterra, Holanda, França, Bélgica e Espanha.

Programa
 N. Paganini "Capricho nº9"
 M. Skoryk "Melodia"
C. Saint-Saens "Introdução e Rondo Capriccioso"

Intervalo

 C. Franck Sonata para violino e piano:
- "Allegretto bem moderatoo"
- "Allegro"
- "Recitativo-Fantasia"
- "Allegretto poco mosso"
 H. Wieniawski "Scherzo-Tarantelle"

 25 de Janeiro. 21h30
Oksana Kurtash, Violinista
M 12 anos
Duração: 60 m
Entrada Gratuita



Sem comentários: